terça-feira, 7 de julho de 2015

Bolívia - o país que vai te surpreender!

Quando você fala que vai pra Bolívia alguém sempre te pergunta: e lá tem o que? Ainda desconhecida por muitos, mas amada por mochileiros e pessoas que gostam de viagens de aventura e contato com a natureza a Bolivia te oferece milhares de paisagens únicas e das mais diversas. Incrivelmente diversa!Um país de grande riqueza cultural e natural na Bolivia você consegue encontrar desde um deserto de sal do tamanho da Suiça até um passeio de bicicleta na Amazônia... e é sobre esse país que eu quero falar hoje.Vou nesse post falar dos principais passeios que você pode fazer lá e em outro momento falo de cada cidade e de custos da viagem!

Salar do Uyuni

 O Salar do Uyuni é a maior planície de sal do mundo, com 10.582 quilômetros quadrados! Ele está localizado no sudoeste da Bolívia, perto da borda da Cordilheira dos Andes e está a uma altitude de 3.656 metros acima do nível médio do mar. Pra e chegar la você deve ir até a cidade do Uyuni. de lá saem os passeios diariamente para o Salar. A cidade do Uyuni é pequena, no meio de um deserto e tem uma pracinha cheia de barzinhos, retaurantes e gente do mundo inteiro. Passei lá o meu aniversario mais inesquecivel... meus parabéns foram cantados em 6 idiomas! rs! Mobilizei todo mundo pra comemorar meu aniversário já que não tinha como receber os parabens dos amigos e familiares... rs

Existem dois passeios pro Salar: o de um dia e o de 3 ias e duas noites. NEM PENSAR EM FAZER O PASSEIO DE UM DIA!! No passeio de um dia você vai la no Salar, acredito que no cemitério de trens e pronto... isso é um crime! rs! No passeio de 3 dias você vai pagar mais ou menos R$300,00 (foi o que paguei em 2012) e vai estar incluso o carro 4x4 com um motorista que provavelmente vai colocar pra tocar sertanejo e pagode de 1990 pra te agradar quando souber que você é brasileiro, duas noites em pousadas na estrada, três refeições diárias e paisagens incriveis! Nesse passeio você vai ver Lagunas de várias cores, flamingos, lhamas, montanhas da cordilheira dos Andes, o deserto de Dali, vulcão, geisers, banho em aguas vulcânicas quentissimas num frio de -6º.. ou seja, se prepare para ver paisagens INCRIVEIS daquelas de papel de parede do Windows.






Chacaltaya

Chacaltaya é um pico da Cordilheira dos Andes de 5 421 m de altitude localizado na Bolívia. Está a cerca de 30km da cidade de La Paz. O acesso à estação é por uma estrada estreita e bem íngreme, e para se chegar à base é necessário vencer um caminho de 200m. Para chegar lá você fecha com uma agência e paga baratinho, se não me engano paguei cerca de 40,00. Esse passeio foi muito engraçado porque no caminho descobrimos que na van só tinha brasileiro e foi aquela festa! Quando voltamos só pensávamos em cerveja e churrasco (carne bovina é coisa rara na bolívia)! rs 
O Chacaltaya ja foi uma estação de ski, inclusive a mais alta do mundo, mas foi desativada devido a mudanças climáticas ocasionadas pelo aquecimento global.
Quando você chega até onde carro consegue chegar uma mulher diz: você têm 1 hora e meia pra subir até o pico e voltar... juro que a gente achou que ela tava tirando sarro da nossa cara. Como assim uma hora e meia pra andar 200m?? Quando a gente deu os primeiros passos ficou claro o motivo: a altitude os efeitos dela são SURREAIS! Antes de irmos não podíamos comer várias coisas, recebemos uma série de recomendações e la entendemos o porquê: são dois passos e 5 minutos de descanso. Muita falta de ar.. mas quando se chega no cume é inexplicável! Uma experiência com uma vista única! Claro que os brasileiros que estavam com a gente ficaram de cueca na neve ne? Levar a foto como trófeu! rs
De lá o carro vai pro Valle de la Luna, um sítio arqueológico que leva esse nome devido a sua formações rochosas que parecem as da lua!


Brasileños!
1h e 30min pra andar esse caminho até o topo.. hã?
  
Valle de la Luna

Amazônia Boliviana

Já pensou em fazer um passeio de bicicleta em plena Amazônia? Você pode fazer isso em La Paz numa estrada chamada Estrada da Morte que eu só descobri o porquê lá! Mas nada de medo.. o passeio é muito bom e garante boas doses de adrenalina! Você vai pagar o valor de acordo com a bicicleta que você escolher.. nao lembro quanto paguei, mas foi um pouco menos de R$300,00 e valeu muuuuito a pena! Foi um dos passeios da Bolivia que mais gostei! O passeio é super organizado, a gente vai de galera com todos os itens de segurança necessários além de um carro que vai na nossa frente... isso porque o passeio começa no asfalto, na pista mesmo, numa altitude bem alta! A vista é linda demaais... inesquecível! Mas grande parte do caminho é numa estrada de terra...Esse carro tambem acompanha com comidinhas e pra levar alguem que desistir. Ao todo são 64km de trilha, mas é só descida, relaxe! Não tenho como descrever a paisagem.. vou deixar as fotos fazerem isso:






Lago Titicaca

Titicaca  ou Titiqaqa (quéchua) é um lago nos Andes, na fronteira entre o Peru e a Bolívia. Em volume de água, é o maior lago da América do Sul. Ele é considerado o lago navegável mais alto do mundo, visto que sua superfície está a 3.812 metros acima do nível do mar. Pra se chegar ao lago você vai de La Paz para Copacabana.. e eu aconselho pegar um barco, atravessar o lago e descer na Isla do Sol! Vale a pena dormir uma noite por la, mas atenção: existem duas paradas, a primeira que tem uma escada gigante com umas estátuas e a segunda que é bem melhor! Tinha lido sobre essa segunda parada, mas foi mais do que imaginei.. andando pelo povoado a gente deu de cara com milhares de barracas de camping na beira do lago com gente do mundo inteiro, um jogo de futebol entre argentinos e bolivianos (é claro que torcemos pelos bolivianos), uma banda muito louca depois e ai foi muito vinho e amigos novos! De Copacabana você pode ir pra Puno, no Peru, conhecer a cidade flutuante e de lá ja partir pra Cusco de ônibus!




Eu espero que esses lugares e essas fotos te façam querer conhecer esse país incrível.
Deixe a Bolívia surpreender você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário