quarta-feira, 8 de julho de 2015

Mal de altitude: tenho o que temer?

Ao visitarmos cidades com grande altitude, e ai estão inclusas principalmente as que se localizam no altiplano andino, podemos sentir o mal da montanha mais conhecido pelos peruanos  como soroche.
Li tanto sobre isso que comecei a ficar com medo.. muito medo! No avião ja comecei a ficar ansiosa, ficava imaginando descer em Santa Cruz de la Sierra e simplesmente nao conseguir respirar! rs
Se você também está com esse medo esse post é pra você perdê-lo!


O que é o Soroche?


O mal de altitude é sentido principalmente por pessoas que vivem mais próximas do nível do mar quando vão a lugares mais altos.. quanto mais alto mais o ar é rarefeito. Isso pode te causar mal-estar, enjoo, cansaço e falta de ar. Quando soube disso e vi que na minha programação de Santa Cruz ia direto pra Potosi, uma das cidade mais altas do mundo entrei em panico, me preparei para a morte! rs.. mas não se preocupe, até o fim do post vou te mostrar que não é beeem assim.


O que eu posso fazer para evitar?


Bem, na Bolivia e no Peru você encontra muito fácil balinhas de coca, folhas de coca para mascar e caramelos de coca. Eles são ótimos e ajudam bastante na oxigenação do sangue. Se você não estiver afim de usar as folhas de coca e os sintomas estiverem fortes você pode ir na farmácia comprar o Soroche Pills.. é um comprimido para isso! Comprei dois e até hoje tenho um guardado de recordação aqui.. ou seja, nem precisei!
Sacos de folhas de coca nesses sacos verdes à venda



Minha experiência


Então, como disse, cheguei em Santa Cruz na Bolivia e fui direto pra Sucre de avião e depois peguei um ônibus para Potosi. Estava com mais dois amigos e até ai estava tudo bem.. não estávamos sentindo nada.. até descermos na rodoviária de Potosi. Meu mundo caiu!! rs.. Potosi está ha 3.967m de altitude e tinhamos menos de 24h fora do Brasil, ou seja, o choque foi grande! Na hora de subir a escada da rodoviária bateu aquele panico: se andando com a mochila eu ja estava ofegante, imagine subindo escada! Foi dificil, era um degrau e parava pra descansar.. mais um e mais uma parada.
Fomos pro hotel e quando o cara disse que tinha quarto no primeiro andar quase chorei.. serio.. sentia muito peso na cabeça, muita falta de ar... estávamos com fome e a pizzaria ficava dobrando a esquina, mas nao tivemos coragem de ir ate la! Fomos numa pracinha mais proxima e depois cama... me senti um pouco mal durante a noite, mas nada demais...
No outro dia partimos para Uyuni e so fui saber o que era mal de altitude de novo láááá no Chacaltaya em La Paz. Mas o Chacaltaya tem 5.300m de altitude!!! Em La Paz não sentimos nada. Ou seja, fique fria (o)! Os sintomas podem aparecer nos primeiros dias, mas a gente acostuma!
Comemorando a chegada no topo do Chacaltaya (ufaaa)


No Peru não sentimos nada.. nem de longe! Na verdade já estávamos beeem acostumados quando chegamos lá. Tudo muito tranquilo... folha de coca só na bebida mesmo! rs
Todo mundo com Mojito de Coca comemorando meu aniversário com uns argentinos malucos!
Ah!! É bom deixar claro que folha de coca não "bate onda", a plantação de coca não é proibida, ou seja, você nao está fazendo nada que seja ilegal, muito pelo contrário! 

Dicas


Siga um ritmo lento para adaptação, quando chegar em cusco ou em alguma cidade na Bolivia fique uns 2 dias no mesmo local para ir se acostumado. Nesses dois dias ande devagar, curta com calma, tenha sempre uns caramelos de coca ou a folha mesmo para mascar...
Eu acredito que só senti mesmo porque fui direto pra Potosi se não acho que não teria sentido nada, ou quase nada... quando sai de la fiquei ótima!
Tenho amigas que sentiram a altitude em Cusco, mas se você seguir as dicas vai ser tranquilo! Pode deixar o medo de lado e preparar a mochila!

Nenhum comentário:

Postar um comentário